Thursday, November 27, 2008

Sobre os professores

"Há que conceder aos professores a maior das liberdades no que respeita aos conteúdos a ensinar, assim como aos métodos a utilizar. Pois é verdade que também para estes o prazer na execução do seu trabalho pode ser aniquilado pela força ou pela pressão exterior”.
Albert Einstein

Wednesday, November 26, 2008

Bem vindo

Olá Gustavo, Guga para os amigos :), sê bem vindo a este nosso cantinho.
As maiores felicidades e à LisCris e Ivan muitos parabéns

Tuesday, November 11, 2008

Uso do tempo

"Os que pior uso fazem do seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade"
Jean de la Bruyere in Fábulas de Ackoff

Tempo - recurso valioso

"O tempo é o nosso recurso mais valioso, o único que não é de todo renovável. Ninguém, nem mesmo nós, tem o direito de o desperdiçar."
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Faltas anotadas

"As pessoas vão anotando as faltas daqueles que as deixam à espera."
Provérbio francês in Fábulas de Ackoff

Monday, November 10, 2008

O tempo das pessoas

"Quanto mais produtivas são as pessoas, e mais importante o seu trabalho, mais os outros esperam ter acesso ao seu tempo. Que as pessoas queriam ter acesso ao seu tempo não admira, mas admira que elas contem com isso. O tempo dos outros é muita vez considerado como um bem gratuito, não como o seu recurso mais valioso. Para as pessoas produtivas, o tempo escasseia sempre e não é renovável. Pedidos de concessão de tempo que são razoáveis quando considerados separadamente, montam em muitos casos a mais tempo do que o concessor tem disponível quando são adicionados. No entanto, nunca vi nada que enfurecesse mais as pessoas do que uma recusa a um pedido de concessão de tempo, e a sua fúria é, regra geral, inversamente proporcional ao valor que atribuem ao seu próprio tempo."
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Saturday, November 8, 2008

Respeito

"O respeito deve basear-se nos actos da pessoa, e não em qualquer outra característica"
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Criança má - criança boa

"Quando uma criança fizer uma coisa má, nunca lhe digam que ela é má; digam à criança que o que ela fez é mau. Não confundam o que uma criança é com aquilo que faz. Nunca insinuem nem dêem a entender que estão a retrair o vosso amor por essa criança em virtude de desaprovarem o que ela fez."
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Condições de exercício de funções

"Os profissionais têm a obrigação de possuir ideias claras quanto às condições minimas sob as quais estão dispostos a exercer os seus cargos. Quando tais condições não são preenchidas, devem recusar-se a exercer e demitir-se, se necessário. A ameaça da retirada é a protecção mais forte de que um profissional dispõe para o seu profissionalismo. Todavia, essa ameaça nunca deverá ser feita senão nos casos em que o seu autor tenciona levá-la por diante, se as exigências não forem satisfeitas."
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Friday, November 7, 2008

Responsabilidade de fazer

"Uma boa parte das pessoas em posição de autoridade procura furtar-se à responsabilidade de fazer qualquer coisa que possa estar errada. Para tanto, buscam a aprovação de um superior antes de actuarem. Isto isenta-os da responsabilidade por erros, passando-a para quem aprovou a sua acção, e no entanto deixa-os na posição de reivindicaremo crédito de uma decisão correcta"
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Opinião e facto

"O mais mortal inimigo da opinião é o facto"
Russel L. Ackoff in Fábulas de Ackoff

Saturday, November 1, 2008

Criança artista

"Toda a criança é um artista. O problema é como continuar artista depois de crescer"

Pablo Picasso