Wednesday, March 26, 2008

Sono, Retrovisor e Faixa central

Sono - Já muito foi dito e redito sobre o conduzir com sono ou em estado de cansaço, não mere a pena alongar aqui o tema... apenas dizer que há que ter mesmo muita atençãoa este factor sempre que nos façamos à estrada, mesmo que a viagem não seja longa

Retrovisor - Os espelhos retrovisores são preciosas ajudas à condução e essenciais para uma boa segurança, nossa e dos outros, pois são eles que nos permitem ver o que se passa atrás de nós. Não esquecer no entanto que a sua utilização deve ser tão rápida quanto possivel, não é para se ficar a admirar o que se passa na nossa retaguarda e "esquecer" o que acontece à nossa frente.

Faixa central - O código da estrada é bem claro na recomendação de circulação pela via mais à direita da faixa de rodagem, no entanto é sobejamente conhecido o hábito que muitos condutores têm de em vias de trânsito com três faixas de rodagem num mesmo sentido, circularem na faixa central, quando não mesmo na mais à esquerda... e isto mesmo não havendo tráfego que o justifique, para não falar mesmo daquelas ocasiões em que não há mesmo mais ninguém a transitar nas proximidades


Ora e vem isto agora a propósito de quê? Vem a propósito que ontem quando regressava a cassa, e aqui faço desde já um mea culpa, pois já era tardito e devia ter tido mais cuidado. Mas o facto é que a subir a N117, via com 3 faixas de rodagem, verifico que o carro atrás de mim se preparava para ultrapassar, sinalizando adequadamente a sua manobra com o pisca à esquerda... eu circulava pela faixa do meio, é um facto, mas também porque mais acima ia uma outra viatura, e portanto pretendia passa-la. Mas eis que perdi alguns instantes a olhar pelo retrovisor, e quando foco o olhar à minha frente, não é que o carro à minha frente estava também na mesma faixa que eu, e isto sem haver mais qualquer veículo na via... apenas tive o tempo de reacção para virar à direita e passá-lo desta forma, pois que pela esquerda já o outro veículo estaria a par de mim, não o via no entanto por se encontrar no ângulo morto. Mas porque raios as pessoas hão-de achar que a estrada é a sua passerelle privada e circula a meio das vias, ainda por cima quase paradas... não estou a dizer que se tivesse acontecido alguma coisa, eu estaria totalmente isento de responsabilidade, pois atardei-me a olhar pelo retrovisor, e isto por me encontrar num estado de algum sono que nem me tinha propriamente apercebido, e que fez com que os pensamentos vagueassem sem rumo... não pode ser!!! Muita atenção ao fazer à estrada de noite... ainda para mais quando há individuos que independentemente do resto não sabem mesmo o que é circular na via pública.!!! Irra que susto!!!! Fica aqui o desabafo...

1 comment:

Anonymous said...

Que andavas a fazer a essa hora na estrada???