Friday, October 3, 2008

Enchendo de ar um colchão

Um colchão insuflável é algo extremamente útil em diversas situações :)

Muitos trazem uma bomba incluida para o enchimento, no entanto e muito mais divertido faze-lo a pulmão... especialmente quando por alguma razão não se tem a dita bomba :)

Ora, a válvula de enchimento é de tal modo larga que ao soprar lá para dentro é somo soprar para o ar, o que faz que com o ritmo respiratório alterado para tentar meter ar para dentro do colchão, no fundo se comece sem dar conta a praticar uma certa hiperventilação com as consequentes vertigens ao fim de algum tempo... ora o objectivo é encher o colchão e de inicio a rápida alteração do ritmo respiratório obriga a constantes paragens... sendo assim qual a melhor forma de optimizar este tempo de paragem?

Nada melhor que realizar umas apneias estáticas para repôr os níveis de dióxido de carbono e assim faz-se até um treino interessante ;)

Da última vez que precisei encher um destes colchões, que por acaso foi a noite passada ;), e sem ter muito em conta os tempos devo ter feito umas 3 ou 4 apneias em volta de 2 - 3 minutos enquanto via um concerto dos Nightwish em DVD (End Of An Era)... até que me apeteceu fazer uma contagem de tempo e uma apneia mais "como deve ser"... na falta de relógio usei o tempo do concerto, e assim iniciei a apneia pelas 01:02:00 e fui curtindo a música... quando comecei a sentir que era capaz de estar na hora de terminar, o tempo de concerto ia pelas 01:06:30... e então fiz por durar a apneia até um número mais redondo... às 01:07:00 recomecei a respirar... e a encher o que faltava do colchão ;)

Não sendo nenhum guru da apneia, antes pelo contrário, mas isto só vem mais uma vez confirmar a minha ideia de que não é necessário assim nenhuma preparação muito elaborada para se conseguir um tempo interessante.... e no entanto quantas e quantas vezes se vê em provas os atletas a fazerem uma preparação super hiper mega apurada com grandes esquemas preparatórios em que nalguns casos não podem ser distraídos de modo algum, supostamente porque perdem a concentração... para depois fazerem uma prova com tempos de 3-4 minutos, se tanto... método é bom, sem dúvida, mas não é preciso exagerar... praticar bastante sim, mas isso não quer dizer, antes pelo contrário, que tenha de ser em ambiente completamente "acético"... o melhor é mesmo praticar nas condições mais adversas possíveis... com barulho e muita confusão à volta com pessoas constantemente a passar, num ambiente de ar pesado e sentado numa cadeira enquanto se espera por alguém, as condições não são de todo as melhores para sequer respirar quanto mais para se fazerem os melhores tempos... mas experientai e verão que é surpreendente o quanto se consegue :)

Ah, sim o colchão ficou bem cheio após mais umas insuflações... aqui também esta parte final é uma boa ocasião para treinar o diafragma :)

No comments: