Tuesday, January 23, 2007

Verdade acima de tudo

"If we really want to make the world a better place, telling the truth about how it works is a good place to start."

Recomendo o texto completo, até porque se centra mais na temática do aborto (sem dramatismos, e sendo originário "de fora" parece-me relevante neste momento pré-referendo), mas escolhi a frase final para citar porque resume belissimamente a opinião que eu tenho de que se devidamente esclarecido sobre o conhecimento da realidade do mundo tal como a entendemos em cada momento, em vez dos dogmas ameaçadores avançados pelas diversas religiões, provavelmente o Homem viveria num muito melhor mundo. Ou seja, e como corolário desta ideia, diria que o Homem viveria seguramente num mundo melhor sem a existência de qualquer religião... o problema será que ainda não está completamente preparado para isso, mas se assim é a culpa é precisamente da existência das religiões que continuam a influenciar desmesuradamente a humanidade. Não será então realista desejar que estas desapareçam de um dia para o outro sob pena de deixar sem "orientação" uma parte demasiado grande da população, mas tenho a firme convicção que o Homem tem potencial para melhor, muito melhor, e um dia no futuro não existirão mais senhores prepotentes que impõem a sua vontade aproveitando-se da ignorância alheia para semear o medo... utopia? Talvez. Mas deixem-me sonhar por favor, pois o sonho comanda a vida!

No comments: