Sunday, December 10, 2006

O peixe e a pesca

Alguém disse uma dia algo do género:

"Dá um peixe a um homem com fome e suprirás as suas necessidade alimentares para a próxima refeição, ensina-o a pescar e ele terá alimento a vida inteira."

Eu acrescentaria algo como: Desde que ele queira de facto aprender.


A quem se questionar porque é que raio um homem com fome não estaria disposto a aprender a ter comida o resto da vida, pergunte-se porque é que a nossa rede viária é o que é, o que é que aconteceu à nossa agricultura, afinal para que serve o Alqueva..., e depois compare com a situação dos nossos hermanos mesmo aqui ao lado.

Aprender a pescar e ir para a faina dá muito trabalho, pois dá.

Planear o futuro de forma coerente dá trabalho, pois dá. Mas o pior é que só se tem algum beneficio... no futuro.

Deve ser por isso que nós tanto desenvolvemos o desenrascanço, e admiramos tanto o chico esperto que aproveita as oportunidades para se safar o melhor que conseguir sem sequer se questionar sobre a influência que os seus actos têm em terceiros. Afinal o gajo safou-se e vai orientando a vidinha dele não é?
Portanto está bem!

E depois a malta queixa-se que somos invadidos pelos espanhois, e mais isto e aquilo e o camandro e tal... mas venham daí mais uns jogos da bola para a malta se distraír e não aprofundar muito o tema senão ainda chega à conclusão que se quiser até pode fazer alguma coisa para resolver o caso... é pá e se os jogos da bola não chegam, ou não chegarem para todos, venham de lá as floricoisas e morangos e toda a restante bateria de novelas (incluindo as da bola)... sim, que não se pode dar descanso à malta porque senão ainda se apercebem que afinal os espanhois até nem são tão maus da fita como se pensava... simplesmente aproveitaram a oportunidade que tiveram para aprender a pescar...

1 comment:

Unknown said...

Realmente tens razão!
Sabes que pensar dá muito trabalho e o pessoal não está para aí virado!
O que se quer é que as coisas apareçam feitas e de preferência não deêm muito trabalho!
Por isso, estamos como estamos!
Enfim... melhores dias virão! Pelo menos assim eu espero! ;)