Wednesday, March 4, 2009

A conversation about Race

Via Novo capítulo

Sobre a crise

Esta foi uma história que acabo de ouvir na rádio:

"Um senhor, dono de um restaurante algures neste país, face ao sucesso que a casa apresentava pensa um dia fazer obras de alargamento da sala de refeições.

Vai pensando no caso e cada vez se convence mais que tem de fazer essas obras de ampliacção, pois o negócio vai muito bem com gente a vir de longe para disfrutar das suas excelentes refeições.

O senhor tem um filho, a estudar na melhor universidade americana de economia. Quando nas férias de verão o filho vem a Portugal, o pai fala-lhe no projecto de ampliação com grande entusiasmo, ao que o filho replica:

-Mas oh pai, então o senhor não vê as noticias? Não vê toda esta crise que vai pelo mundo fora? Um investimento dessa evergadura nesta altura é um grande risco. O que é preciso é poupar.

Ora como é natural o senhor ficou preocupado com as palavras do filho... afinal o rapaz está em contacto com as maiores sumidades mundiais da economia e com certeza estará mais ciente destas questões do que ele um simples trabalhador que nem tinha ainda percebido a dimensão da crise.

O filho parte de regresso aos estudos no final do verão e o senhor vai ficando cada vez mais preocupado com a crise mundial, ao ponto de finalmente desistir do investimento de ampliação do restaurante.

Mais, ele começou a pensar que realmente o melhor a fazer seria poupar. Mas poupar onde? Ora, primeiro foram os ingrediantes usuais que foram sacrificados por outros mais baratos e de menor qualidade. Depois achoupor bem que dada a crise, seria necessário efectuar cortes no número de empregados... naturalmente a qualidade não só das refeições como do serviço sofreu uma diminuição... ao fonto de levar o restaurante à falência.

Conclusão do senhor:
-Ora realmente isto vai cá uma crise! Bem que o meu filho avisou!"

Cada um que daqui tire as ilações que entender